Tecnologia Assistiva Ofertada Pelo NAPNE Campus Castanhal
A Tecnologia assistiva é um conjunto de ferramentas, dispositivos, serviços e estratégias projetadas para promover a inclusão e autonomia de indivíduos com deficiências ou necessidades educacionais específicas. Esses recursos visam superar barreiras físicas, sensoriais, cognitivas ou de comunicação, garantindo acesso ao aprendizado e à participação.
No contexto do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), exemplos de tecnologias assistivas incluem leitores de tela para indivíduos com deficiência visual, software de legenda para surdos, teclados adaptativos para pessoas com limitações motoras . Essas ferramentas desempenham um papel vital na promoção da acessibilidade e inclusão em ambientes educacionais.
Recursos Ofertados
01 – OmniReader: É um dispositivo projetado para ajudar pessoas com deficiência visual a ler textos impressos. Ele usa tecnologia de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) para digitalizar documentos e convertê-los em voz falada. É uma ferramenta útil para quem tem dificuldades para ler materiais impressos, pois transforma texto em áudio, facilitando o acesso à informação. Além disso, parece possuir controles fáceis de usar, como botões de reprodução e pausa.

02 – Teclado acessível e braile: É um teclado de acessibilidade com teclas grandes e de alto contraste, projetado para facilitar a digitação para pessoas com baixa visão ou dificuldades motoras. As teclas são maiores que as de um teclado convencional e possuem uma combinação de cores (amarelo e preto) que aumenta a visibilidade das letras e símbolos. Além disso, ele parece ser personalizado com etiquetas e símbolos adicionais, sugerindo que pode ter sido adaptado para o uso educacional ou em atividades específicas, como o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

03 – Teclado colmeia: É um dispositivo de acessibilidade projetado para ajudar pessoas com baixa visão ou dificuldades motoras, sendo utilizado para fazer a digitação com mais facilidade. Suas teclas com proteção facilitam com que o deficiente (Pessoa com deficiência) possa digitar sem se perder ou ter medo de errar. Os furos na colmeia ajudam os usuários a localizar e pressionar as teclas corretas, reduzindo erros de digitação.
04 – Display braile ou Linha Braile: Ele é usado para facilitar a leitura e escrita em braille, conectando-se a computadores ou dispositivos móveis via Bluetooth ou USB. Esse tipo de equipamento é fundamental para pessoas cegas ou com baixa visão, permitindo a leitura tátil de informações digitais e a interação com computadores. As células braille na superfície do dispositivo se ajustam dinamicamente para representar diferentes linhas de texto, enquanto os botões ao lado permitem a navegação e a execução de comandos.
05 – Prancha de cravos: Este equipamento na imagem é uma versão de uma prancha de cravos, um dispositivo usado para ensinar geometria, conceitos matemáticos e habilidades de percepção espacial, especialmente para pessoas com deficiência visual. A prancha de cravos permite que os usuários estiquem elásticos ao redor de pinos dispostos em uma grade para gerar uma imagem.

06 – Mapas e Globo: Um globo tátil é uma ferramenta educativa projetada para ajudar pessoas com deficiência visual a explorar e entender a geografia do mundo. Aqui estão algumas características principais: O globo possui superfícies em alto relevo que representam diferentes características geográficas, como continentes, oceanos, montanhas e linhas de latitude e longitude. Além disso, há a diversidade de mapas, os quais auxiliam os estudantes a entenderem a geografia mundial e brasileira, dando conhecimento de relevos, locais e climas.


07 – Dado: Dado de aprendizagem em braile: um dado padrão, porém além dos números em círculos há também escritos em braile auxiliando deficientes visuais.

08 – Engrossadores: Os engrossadores são Tecnologia Assistiva na qual foram desenvolvidas para aumentar a espessura de cabos de objetos alongados e finos (como talheres, lápis e pincéis) garantindo assim uma pegada mais firme para pessoas portadoras de necessidades motoras. Este item proporciona aos nossos alunos maior autonomia e conforto em tarefas diárias, como comer e escrever. Sendo uma tecnologia na qual tem a possibilidade de ser combinado com outras tecnologias (como as pulseiras de peso), para estabilizar o braço, traz várias soluções versáteis para melhorar qualidade de vida e a capacidade de promover a inclusão do mesmo, tornando as atividades cotidianas mais acessíveis.

09 – Reglet: Esse equipamento é uma reglet, um instrumento usado para escrita em Braille, que é o sistema de leitura e escrita usado por pessoas com deficiência visual. A reglet, que está na parte central da imagem, é composta por uma régua metálica com furos e uma prancha de apoio. Para utilizá-la, uma folha de papel é colocada entre a reglet e a prancha de apoio, e, utilizando o punção (que está ao lado), o usuário pressiona sobre os furos da reglet para criar os relevos no papel que formam as letras em Braille. O Braille é um sistema de pontos em relevo que representam letras, números e símbolos, permitindo que as pessoas cegas ou com baixa visão possam ler e escrever de forma independente. A reglet é uma ferramenta portátil e essencial para a escrita do sistema braille.

10 – Guia de assinatura: O Guia de Assinatura é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar pessoas com deficiência visual a assinar documentos, cheques e notas fiscais de forma autônoma. Feito de alumínio, o produto possui dimensões de 12,5 cm de comprimento, 3,5 cm de largura e 0,12 cm de espessura, com um espaço vazado de 10 cm por 1 cm para a assinatura. Além disso, conta com bolinhas emborrachadas na parte inferior, garantindo melhor aderência e fixação no papel, proporcionando segurança e precisão no momento da assinatura.

11 – Tabela Periódica com relevo em Braille: É uma ferramenta adaptada com cores e relevos para facilitar a identificação dos grupos químicos. Tal tabela utiliza cores distintas para categorizar os elementos químicos: amarelo para metais, azul para ametais, e rosa para gases nobres, além de um destaque especial para o hidrogênio no consta qual a cor verde. Os elementos estão organizados de forma tradicional, com uma legenda clara na parte superior, Onde o material no qual constam está plastificado, garantindo assim a durabilidade da tabela e facilitando a compreensão dos elementos químicos que nela estão presentes.

12 – Bengala Branca: A bengala utilizada por pessoas cegas ou com baixa visão é uma ferramenta essencial para a mobilidade e a autonomia. No NAPNE, valorizamos a inclusão e disponibilizamos informações e orientações sobre o uso correto desse instrumento, que auxilia na identificação de obstáculos e na locomoção em diferentes ambientes. Nosso núcleo está comprometido em garantir acessibilidade plena, promovendo a conscientização sobre a importância desse recurso para a vida diária das pessoas com necessidades específicas.
