Skip to content
logo logo
  • Início
  • Sobre
  • Notícias
  • Projetos
  • Galeria
  • Equipe
  • Contato

Realizando a…

  • Início
  • Educação Assistiva
  • Realizando a…

Realizando a construção da Adaptação Curricular no NAPNE Campus Castanhal

  • By admin
  • 14/11/202420/01/2025

Adaptação curricular é um conjunto de estratégias e modificações no currículo escolar feitas para atender às necessidades educacionais de alunos com dificuldades ou deficiências. O objetivo é garantir que todos os estudantes tenham acesso ao conteúdo, às atividades e ao ambiente de aprendizagem de uma forma que respeite suas habilidades e limitações individuais.

As adaptações curriculares podem incluir alterações no conteúdo, mudanças nas metodologias de ensino uso de recursos multimídia, ensino individualizado, modificações no ambiente  e ajustes na avaliação (provas adaptadas, maior tempo para realização). Essas mudanças são fundamentais para promover a inclusão e a equidade na educação, assegurando que cada aluno possa desenvolver ao máximo seu potencial.

A seguir, nós iremos expor uma série de vídeos acerca da adaptação curricular no Núcleo de Atendimento para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Neste vídeo, temos a aluna Marcela, discente do NAPNE pelo Proeja, na qual está realizando o processo de adaptação curricular pela disciplina de Educação Física. É apresentado a discente realizando uma atividade física divertida e tranquilizadora, que é a dança de carimbó, sob a orientação do professor Kley, o qual presta seu depoimento sobre como foi trabalhar com a Marcela durante este período de uma atividade acadêmica, junto ao depoimento da própria aluna.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) desempenha um papel fundamental na inclusão e adaptação curricular para alunos como a Marcela, que possuem necessidades educacionais específicas. Marcela destaca que, desde que começou a estudar na escola com o apoio do NAPNE, sente-se mais acolhida e tem suas necessidades reconhecidas. Ela compartilha que a escola é inclusiva e que os professores, de forma geral, se preocupam em adaptar as disciplinas para facilitar seu aprendizado. A professora de Inglês, por exemplo, utiliza séries e músicas que Marcela já conhece e aprecia, como *Jaspion*, *Flashman* e *RBD*, tornando as aulas mais envolventes e acessíveis. Esse tipo de abordagem personalizada faz com que Marcela se sinta mais à vontade e confiante em seu processo de aprendizagem.

Aqui temos mais um vídeo do processo de adaptação curricular da aluna Marcela no NAPNE.  O conteúdo apresentado mostra a aluna Marcela assistindo a uma aula de Geografia sobre a Guerra Fria, ministrada pelo professor Gleibson, com narração de um intérprete de Libras. A aula evidencia a importância desse conhecimento para a vida acadêmica e destaca a acessibilidade a conteúdos relevantes, visto que o processo de adaptação curricular está em evidência na contemporaneidade, pois muitos estudantes buscam métodos de educação que sejam inovadores, cativantes e que rompam com a rotina monótona. Essa oportunidade foi oferecida à aluna Marcela pelo NAPNE, e os efeitos positivos dessa iniciativa são exibidos ao final do vídeo, com o depoimento da própria estudante.

 

O vídeo acima trabalha acerca do processo de adaptação curricular do NAPNE fornecido para a aluna Marcela, discente pelo Proeja, na qual, neste dia, teve aula de literatura com o professor Antônio Maciel. Para enfatizar e demonstrar o motivo do nome “Adaptação Curricular”, a dinâmica da aula acontece através de música, poemas e atividades ao ar livre, ou seja, um ambiente propício para o aprendizado da aluna Marcela e para o trabalho do professor Maciel.

Por fim o professor de Biologia da escola, ao comentar sobre a adaptação curricular para Marcela, explica que a disciplina tem uma relativa facilidade de adaptação por tratar de temas naturais, que podem ser observados no próprio ambiente escolar. No entanto, ele também aponta os desafios, uma vez que Marcela possui uma forma de pensar diferente, o que exige a repetição constante dos conceitos e a utilização de diversas técnicas para garantir a compreensão. Para consolidar o aprendizado, o professor utiliza colagens e figuras, e ainda leva Marcela para observar o ambiente ao redor da escola, relacionando os conceitos de Biologia com fenômenos naturais observáveis, como o fenótipo e a interação entre genes e meio ambiente.

Uma das estratégias mais eficazes adotadas pelo professor é a utilização de temas que despertam o interesse de Marcela. Por exemplo, ao ensinar genética, ele prefere usar exemplos com gatos, que são os animais favoritos de Marcela, em vez de plantas, que são comumente utilizadas. Isso não apenas mantém a atenção da aluna, mas também facilita a associação dos conceitos aprendidos com algo que lhe é familiar e agradável. O professor enfatiza a importância da repetição e da personalização do ensino, adaptando constantemente suas abordagens para atender às necessidades de Marcela, o que, segundo ele, tem gerado ideias que podem ser aplicadas em outras turmas também.

Post Your Comment

Últimas Postagens

  • Tecnologia Assistiva Ofertada Pelo NAPNE Campus Castanhal
  • Apoio Psicopedagógico em Tempos de Crise: A Resposta do NAPNE ao Impacto da Greve e do Acidente no Instituto Federal de Castanhal
  • Realizando a construção da Adaptação Curricular no NAPNE Campus Castanhal
  • Promovendo a Inclusão: Oficina sobre o Sistema Braille no IFPA Campus Castanhal
  • Explorando as Fronteiras da Comunicação: Oficina de Libras do NAPNE

Categorias:

  • Assistência
  • Educação Assistiva
  • Inclusão
  • Tecnologia Assistiva